14/11/10

Provérbios e Adivinhas de S. Martinho

11 de Novembro de 2010

Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho
.
No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
Do S. Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o bornal.
Pelo S. Martinho, mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.

I
Tenho camisa e casaco
Sem remendo no buraco
Estouro como um foguete
Se alguém ao lume me mete
II

Tem casca bem guardada
Ninguém lhe pode mexer
Sozinha ou acompanhada
Em Novembro nos vem ver
III
Se me rio... de mim sai uma donzela
Mais donzela do que eu
Ela vai com quem a leva
Eu fico com quem me deu
IV

Qual a coisa qual e ela
Tem três capas de Inverno
A segunda é lustrosa
A terceira é amargosa
Solução
I - castanha
II- Castanha
III- ouriço
IV- castanha

Sem comentários: