27/03/09

Dia da Árvore

23 de Março de 2009

Depois de ouvirmos a história fomos para o jardim da nossa escola onde já estavam os nossos colegas e os meninos do Jardim de Infância que vieram para nos ajudar a plantar a árvore.
Este ano plantámos um sobreiro. Como é uma árvore que está em vias de extinção, nós quisemos ajudar na sua preservação dando vida e cuidando de uma destas árvores.O sobreiro é muito importante porque para além de nos dar a madeira, a bolota para alimentar os animais e a sombra no Verão, dá a cortiça que serve para fazer rolhas, bóias, placardes, palmilhas e até malas, chapéus e roupas. Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo.
Hoje aprendemos muitas coisas novas acerca dos sobreiros e da cortiça.






Hoje, por ser o Dia da Árvore, a nossa professora contou-nos uma história intitulada" Em busca da cortiça perdida". A personagem principal desta história é um jovem sobreiro que vivia sozinho num campo de girassóis.
Certo dia apareceram por lá uns homens que lhe tiraram a roupa (cortiça). Ele esperou todo o Verão que lha viessem devolver como isso não aconteceu e o Outono estava a chegar ele resolveu ir procurar os homens.
Foi pelos campos sempre perguntando a quem encontrava se tinham visto os homens que lhe tinham tirado a roupa . Mas ninguém os tinha visto.
Andou... Andou... Andou até que encontrou um local onde havia muitos sobreiros.Foi então que descobriu que havia mais árvores iguais a ele. Reparou que os outros sobreiros também não tinham cortiça e perguntou o que lhes tinha acontecido.
Um Sobreiro mais velho explicou-lhe que os homens lhes tiram a cortiça de nove em nove anos e que esta tem muita utilidade.
O jovem sobreiro depois de ouvir a explicação resolveu voltar para a sua casa no campo dos girassois.

Sem comentários: