21/05/09

Dia da Espiga

21 de Maio de 2009

O dia da espiga
Ditados populares
Quando Chove na Ascensão
até as pedrinhas dão pão.
Da Páscoa à Ascensão quarenta dias vão.



O Dia da Espiga é coincidente com «Quinta-feira da Ascensão» e celebra-se 40 dias depois do «Domingo de Páscoa”. Neste dia comemora-se a Ascensão de Jesus ao céu depois de ter Ressuscitado na Páscoa.
Antigamente na quinta feira da Ascensão as pessoas não trabalhavam porque era dia de Santo de Guarda, por isso iam para o campo fazer grandes piqueniques. Em certas localidades também se chama a este dia o “ Dia da Merenda Grande”.
Aproveitavam o facto de estarem no campo para fazerem ramos com espigas e flores silvestres.
O ramo era composto por: duas papoilas, duas espigas de trigo, dois malmequeres brancos e dois amarelos, dois raminhos de oliveira e dois raminhos de alecrim.
Cada elemento que compunha o ramo tinha um significado: as espigas de trigo - o pão , o alecrim - a saúde e a força, a papoila - amor e vida, a videira - o vinho e a alegria, os malmequeres - a fortuna e a oliveira - o azeite e a paz.
O símbolo do ramo da espiga, na globalidade, significa o desejo de uma vida sã, farta e alegre.
Para manter a tradição, de manhã, fomos passear pelos campos e apanhámos o nosso ramo. Foi muito divertido, a meio do passeio fizemos o nosso lanche e depois regressámos à escola. Gonçalo Pata 4º ano

1 comentário:

Unknown disse...

Ainda bem que existem, as escolas para manter esta tradição,são valores que estão a desaparecer, e nos fazem lembrar a nós adultos com nostalgia o nosso tempo de criança.
Por continuem a fazer este trabalho maravilhoso.